Bactérias
As bactérias são organismos unicelulares primitivos (ou seja o indíviduo é uma célula procarionte) pertencentes ao reino Monera, com necessidades nutricionais refinadas, por isso só conseguem viver parasitando animais, plantas ou ambientes ricos como o leite, e geralmente colaboram com nossos processos nutricionais e digestivos. Todas as bactérias são organismos procarióticos.
As bactérias são os seres mais abundantes do planeta, pois vivem em todos os meios, sejam aquáticos ou terrestres e são bem resistentes a uma grande variedade de temperaturas. Algumas vivem em ambientes com temperaturas de 0º C a 18º C são as Psicrófilas e outras que vão habitar em temperaturas de 90ºC até 120º C, são as Hipertermófilas. São microorganismos autotróficos ou heterotróficos. Podem também ser anaeróbios, aeróbicos ou aeróbicas facultativas.
ESTRUTURA
Sua estrutura de locomoção contém cílios e flagelos. Os cílios servirão tanto para locomoção como formam uma espécie de ponte, a pili, que serve para trocar material genético quando ocorre reprodução sexuada, no caso conjugação.
Cápsula- É uma camada que recobre a parede celular, polissacarídica geralmente, e protege a célula bacteriana da fagocitose.
Nucleoide- Por ser procariótica, e seu núcleo não ser revestido de membrana, seu núcleo é chamado de nucleóide.
Cromossomos- O cromossomo que está presente nas bactérias é circular e possui uma única molécula de DNA. Algumas fontes bibliográficas o designam não como cromossomo, mas como corpo cromatínico, por não o considerarem como um cromossomo verdadeiro. Ele carrega as informações genéticas da célula.
Plasmídeo- É uma pequena molécula de DNA e não está presente em todas as bactérias, sendo que seus genes não são codificadores de informações e características essenciais, mas dependendo da situação ambiente a que esta célula é exposta, pode ter alguma vantagem seletiva em relação às outras bactérias que não possuem o plasmídeo, como por exemplo quando