Comunicação organizacional
A Comunicação e o Terceiro Setor.
Introdução
As sociedades contemporâneas experienciam momentos de mudanças nos vários campos: social, político, econômico, cultural. Sobretudo, são os meios de comunicação de massa e a sociedade civil organizada os fatores determinantes do surgimento de um novo espaço público e de uma nova postura tanto da mídia quanto da sociedade no sentido de aprimorar a democracia e a cidadania.
Comunicação Pública
A Comunicação Pública ocorre no espaço formado pelos fluxos de informação e de interação entre agentes públicos e atores sociais (governo, Estado e sociedade civil – inclusive partidos, empresas, terceiro setor e cada cidadão individualmente) em temas de interesse público. Ela trata de compartilhamento, negociações, conflitos e acordos na busca do atendimento de interesse-se.
A Comunicação Pública ocupa-se da viabilização do direito social coletivo e individual ao diálogo, à informação e expressão. Assim, fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação envolvendo temas de interesse coletivo.
Terceiro Setor
Terceiro setor é uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. A palavra é uma tradução de Third Sector, um vocábulo muito utilizado nos Estados Unidos para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o Primeiro setor (Público, o Estado) e o Segundo setor (Privado, o Mercado).
De um modo mais simplificado o Terceiro Setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativas.
Origem da Expressão no exterior
Mencionam que o terceiro setor organizou-se nos Estados Unidos por John D Rockefeller III por volta do ano 94, influenciado pela crise e a reestruturação do capital que ocorreu no mundo, proporcionando a estabilização no século XX com o neoliberalismo, este marco trouxe a transformação de ideias e valores a toda