Trabalho e stress
O stress é algo que não deve ser negligenciado. Ele é um dos problemas mais frequentes e duradouros que aflige diariamente desde estrelas do esporte até trabalhadores de escritório. O stress pode ser causado por uma variedade de coisas, inclusive pelo trabalho.
As causas de estresse são diversas e duas pessoas não respondem da mesma forma as situações estressantes, nomeadamente os de natureza profissional. Contudo, determinadas condições de trabalho em que se desenvolve a atividade, parecem constituir circunstancias indutoras de estresse para a maioria dos indivíduos.
A experiência psicológica de estresse, quando intensa e prolongada, poderá relacionar-se com sintomas físicos, emocionais, intelectuais e comportamentais, com repercussões na saúde do individuo.
Trabalho e Estresse
O que é Estresse?
Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. Este evento pode ser algo negativo ou positivo.
O estresse negativo é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. Produtividade e capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa pode vir a adoecer.
O estresse positivo é o estresse em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passa a não ter tanta importância. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o estresse se transforma em excessivo quando dura demais.
O estresse pode ser excessivo porque o evento estressor é forte demais ou porque se prolonga em excesso.
Estresse no Trabalho
Viver com qualidade de vida