Comunicação no varejo
Certos da necessidade de algum produto específico o consumidor começa a pesquisar formas de adquiri-lo.
Em que momento e local ele realmente decide comprar? E o que o convenceu? É esse desafio que está impulsionando uma poderosa arma de marketing no Brasil e no mundo.
Na busca de influenciar de forma positiva o comprador as empresas de Shopper Marketing buscam entender como se dá a decisão da compra: a visão do público em relação à marca do cliente e às marcas concorrentes, o impacto causado pela comunicação no caso dos itens anunciados pela mídia e também relação da compra com o ponto de vendas. Feito isso, resta oferecer um argumento certeiro que será usado em todas as etapas de comunicação.
Ele surgiu da necessidade dos profissionais atuantes na cadeia de promoção e vendas identificarem e compreenderem o que e como as pessoas agem no momento da compra como forma de aumentar as vendas no varejo de suas próprias marcas e ainda proporcionar uma experiência de compra mais agradável par o cliente.
O Shopper Marketing tem a finalidade de descobrir um modo de agradar quem está decidido a comprar algo. Hoje é sabido e notório que na maioria das vezes, a decisão da compra não é tomada em frente da gôndola e prateleira. A decisão de levar o produto passa por diversos processos tanto psicológicos como situacionais: ele já pesquisou o produto na internet, viu imagens na publicidade, conversou com vizinhos e sabe perfeitamente quais as suas necessidades sobre as especificidades do produto.
Porém, tem algo que o Shopper Marketing pode explorar de forma extensa. Apesar de todas as informações adquiridas, o consumidor, entra no ponto de vendas querendo tocar o objeto, olhar de todas as formas e querendo informações bem mais precisas do promotor de vendas presente. Então este, de posse da bagagem de toda a cota de treinamento também repassada por essas empresas de Shopper dão a cartada decisiva para influenciar o