Comunicação na empresa
A importância estratégica da comunicação nos negócios tornou-se tão grande que é impossível uma organização manter seus níveis de produtividade e lucratividade sem que institua internamente excelente processo de dialogo com seus funcionários.
A linguagem verbal é a mais importante das comunicações entre os homens. Comunicação interna é ter foco em poucas mensagens, porque não se pode ser tudo para todos ao mesmo tempo. Um bom programa de comunicação evita desvios de informação capacita o colaborador como um multiplicador consciente dos princípios e objetivos da empresa. Algumas organizações já utilizam algumas ferramentas de comunicação interna como: jornal mural, revistas, boletins, intranet e outros. Apesar de ser uma pequena parte das organizações que se preocupem com o processo de comunicação.
Cada integrante da organização – funcionários e colaboradores – são chaves para que a empresa estabeleça contato tanto com o público interno (funcionários) quanto com o externo (clientes). Muitas vezes, os funcionários precisam convencer seus clientes que o produto ou serviço oferecido é aquele que vai atender a seus desejos e melhorar sua rotina de trabalho. E isso é uma questão de comunicação, tanto interna quanto externa. Interna no que diz respeito a que eles, funcionários, têm que acreditar que aquilo que oferecem é bom e serve ao cliente. Externa, porque precisam possuir e fazer o discurso certo para o cliente certo. É