Comunicação na empresa
O envolvimento e a participação dos funcionários é uma questão decisiva para o futuro de qualquer empresa, bem como também definir uma política de comunicação interna que é crucial para cooperar e motivar a relação entre os empregados.
O que é a comunicação interna
O sistema de comunicação entre a organização e seu público interno é o conceito mais simples, mas não simplista, para a Comunicação Interna. Em se tratando de comunicação, pressupõe obrigatoriamente um sistema de mão dupla, estruturado, dinâmico e proativo, capaz de disseminar o fluxo de informações que a organização tem interesse em compartilhar e que o colaborador precisa saber.
Esse relacionamento intenso, vivo e permanente com os colaboradores
(sejam eles efetivos, terceirizados ou estagiários) e seus familiares, permite que a Comunicação Interna realize a primeira de suas funções estratégicas: a difusão da Visão, Missão e Valores Corporativos. Além disso, amplia e harmoniza o diálogo entre capital e trabalho, equaliza interesses, integra equipes e valoriza o conhecimento e a produção, fruto da razão de ser da organização.
Tipos de comunicação na empresa
É fundamental ter em conta que o universo da comunicação empresarial é imenso. A empresa representa um conjunto de deferentes tipos de comunicação e tendo como instrumento fundamental a gestão global.
Eis alguns tipos de comunicação dentro da empresa:
.Comunicação comercial - constituída pelo marketing e publicidade
.Comunicação financeira - pela gestão da informação e das relações que se estabelece com os seus públicos ,sejam eles acionista, bancos, imprensa financeira e analistas. .Comunicação institucional - como expressão da legitimidade económica, social, política e cultural da empresa.
.Comunicação interna - a comunicação interna pode-se definir como o processo comunicativo pela qual se cria, desenvolve e evolui uma entidade empresa utilizando as meras ações que visam informar