Comunicação na empresa
DEFINIÇÃO
Processo, conjunto de métodos, técnicas, recursos e meios, pelo qual a empresa se dirige ao público interno (seus funcionários) e ao público externo (seus consumidores, fornecedores, etc). A comunicação é uma função estratégica e apoia estruturalmente o projeto empresarial, no entanto se converte em um instrumento para a qualidade.
Para que ocorra a comunicação é necessário que 6 elementos estejam presentes:
Emissor – remetente da mensagem, quem elabora sua ideia e a transforma em código para enviada ao receptor.
Receptor – destinatário da mensagem, aquele que ao recebe-la realiza o processo de decodificação. Mensagem – conteúdo e o objetivo da comunicação
Código Canal – é o meio que possibilita o contato entre o emissor e o receptor, ou que leva a mensagem até este.
Contexto
Cada um exerce um papel fundamental no processo de comunicação, em que havendo falha de um deles, afetará todo esse processo, prejudicando ou invalidando a percepção ideal da mensagem. Formas de comunicação:
Assessoria de imprensa
Jornais, revistas
Boletins informativos
E-mails, chats
Atualmente, uma forma tecnológica mais utilizada nas empresas, que traz benefícios é o email, em que modifica a percepção do tempo, segundo Kiesler (1999, p.197),
"o correio por computador é enviado segundo a conveniência do emissor e lido de acodo com a conveniência do receptor. As frustrações decorrentes dos horários dos telefonemas e das conversas frente a frente desaparecem. Os supervisores podem enviar mensagens a milhares de pessoas com tanta facilidade quanto para uma só e, automaticamente, em segundos, todos os receptores especificados têm as suas cópias."
Então, pode ser usado na comunicação de pessoa para pessoa, de uma pessoa para várias pessoas, com facilidade de armazenamento.
Além da facilidade em relação ao tempo, a comunicação eletrônica também elimina as dificuldades relacionadas ao