Cartel
Módulo: 2
Atividade: Atividade Individual 10
Título: Cartel Contra a Economia
Aluno: Alessandra Gabriela Souza Lisboa
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: 353 – Fevereiro 2014 A prática do cartel está arraigada em vários seguimentos da nossa sociedade desde tempos remotos, mesmo sendo algo lesivo e que causa repulsa, continua sendo tática recorrente por empresários inescrupulosos que burlam as leis e insistem em obter lucro fácil, não se importando com os prejuízos para a economia do País e o desrespeito com os consumidores que são prejudicados igualmente. Deixa de lado a livre concorrência, conduta que deveria ser habitual, para organizarem verdadeiras quadrilhas especializadas desde adulteração de combustíveis, combinação de preços entre empresários de vários seguimentos, o monopólio por parte de alguns e toda espécie de falcatruas visando infringir as leis, sem receio algum, acreditando na impunidade que assola o país.
Os maiores formadores de cartel no Brasil que se tem notícia são os dos combustíveis, porém até as grandes redes de supermercados combinam entre si os preços.
Mesmo tendo órgãos para lutar contra isso, sabemos que continua acontecendo, cabe a nós consumidores ao percebemos tal situação não nos calarmos, procurar os órgãos competentes, boicotarmos essas empresas, deixarmos de compra, de favorecer o enriquecimento ilícito de pessoas que enfraquecem a economia do país.
Referências bibliográficas
Fonte
CARTEL de combustíveis é desbaratado em Belo Horizonte. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2009.
Fonte
CONSIDERA, Claudio M. Perdas e danos dos cartéis. Folha de São Paulo, 31 maio 2002. Disponível em: . Acesso em: 24 set. 2009.
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.