Comunicação Gerencial para a Empresa
Quando falamos em comunicação empresarial estamos nos referindo a um dos maiores tesouros de uma boa empresa, pois sem uma boa comunicação, seja interna e externa, a organização não vai para frente. E hoje ela conta com muitas ferramentas tecnológicas para ajudar neste quesito, como PABX, telefones celulares corporativos, reuniões internas, eventos externos, etc. Mas como aliar todas as ferramentas para construir uma boa comunicação dentro e fora de sua organização, ou seja, com seus colaboradores e também clientes? Lógico que, antes de tudo, é preciso fazer um planejamento e ver as áreas onde a comunicação é mais falha para depois investir nesta parte e estudar as possibilidades.
Como saber quando deve investir na comunicação empresarial Muitos empreendedores possuem bons negócios que vão perdendo credibilidade com o tempo devido à falta de uma boa comunicação organizacional. O erro está justamente em não saber como avaliar este tipo de comunicação e decidir o momento certo de investir nesta área. Para que você saiba se precisa ou não prestar mais atenção na forma como sua empresa se comunica algumas perguntas sempre ajudam:
Para comunicação interna: Meus colaboradores conseguem se comunicar facilmente? As linhas telefônicas da empresa não ficam congestionadas devido aos colaboradores estarem falando entre si? A conta de telefone veio alta porque os funcionários fizeram diversas ligações entre eles mesmos? Os colaboradores estão circulando muito pela empresa para poderem se comunicar, indo de sala em sala e atrapalhando alguns processos, além de ter uma produção baixa? Os funcionários estão realizando processos errados porque não possuem um canal fácil de comunicação para tirar dúvidas quando os superiores não estão por perto?
Para a comunicação externa: Os clientes estão reclamando que ligam e só dá ocupado? Seus consumidores reclamam que não conseguem falar com o responsável pelo problema