contabilidade gerencial
1. INTRODUÇÃO
O aumento da concorrência e a escassez de recursos disponíveis têm contribuído para as constantes mudanças na gestão dos negócios. Com isso, acentua-se a necessidade de informações que auxiliem os administradores nas tomadas de decisão. A Contabilidade Gerencial vem preencher essa lacuna produzindo informações objetivas, úteis e relevantes através da combinação da contabilidade financeira com várias áreas do conhecimento de negócios. Porém, no processo de comunicação, a codificação e decodificação dessas informações não obedecem aos mesmos critérios provocando distorções ou mesmo fazendo com que as informações não sejam utilizadas.
Ë importante ressaltar que as informações são importantes na medida em que os gestores consigam identificar tanto as oportunidades quanto as ameaças que o ambiente oferece às empresas. O desafio da contabilidade gerencial é contribuir para o aperfeiçoamento da interpretação desse ambiente empresarial. Esse desafio passa pelo processo de coleta de dados, mensuração, interpretação e culmina no processo de informação.
O objetivo desse trabalho é colocar em discussão a otimização do processo de comunicação enquanto instrumento da contabilidade gerencial e o papel do contabilista como agente de disseminação desse ramo da contabilidade.
Como alguns relatórios são exigidos pela regulamentação, a contabilidade se especializou em oferecer esses relatórios aos interessados externos à empresa em detrimento aos interessados internos, responsáveis pelas tomadas de decisão na empresa. Mas, corrigindo isso, a utilização da contabilidade gerencial faz com que as pessoas responsáveis por decisões na empresa estejam totalmente munidas de instrumentos gerenciais de controle e demonstrativos de tendências.