Comunicação - Exemplo
COMUNICAÇÃO
Comunicação Interpessoal
O próprio conceito de comunicação e as considerações sobre comunicação aberta deixam claro que, ao nos comunicarmos, transmitimos ou pelo menos procuramos transmitir, a outra pessoa, idéias, sentimentos e emoções, de tal forma que ela saiba, sinta ou experimente as mesmas coisas que nós. Ela, igualmente, pode estar nos enviando mensagens com o mesmo objetivo. Temos, portanto no mínimo, duas pessoas envolvidas no processo: o emissor e o receptor. Nós e os outros.
Apesar de parecer óbvio, é essencial ressaltar que o processo de comunicação é bilateral e, sendo assim, a atenção à compreensão do outro é fundamental.
Comunicação é o processo de transmitir e interpretar informações. Neste processo intervêm, basicamente cinco elementos.
1. O transmissor ou emissor, que transmite a mensagem.
2. O receptor, que recebe a mensagem.
3. A mensagem, que é o conteúdo da informação.
4. O código, que é a linguagem utilizada para a comunicação: idioma, palavras, sons, gestos, sinais, símbolos, etc.
5. O ruído, que é qualquer interferência estranha à mensagem, tornando a comunicação menos eficaz.
O importante da comunicação é que o receptor entenda a mensagem da mesma forma pela qual o transmissor entende.
A comunicação efetiva é aquilo que o receptor entendeu e não o que o emissor pretendeu dizer. Por essa razão o que o transmissor quis dizer e o que o receptor acha que foi dito devem ser idênticos, isto é, não deve haver distorções na mensagem.
Para isso é necessário que a mensagem seja clara, precisa e objetiva. Além disto, é muito importante que o emissor verifique sempre se sua mensagem foi entendida pelo receptor.
Comunicação Produtiva
A comunicação, tanto verbal quanto não verbal, dentro do contexto profissional assume um papel de vital importância, onde nem sempre o indivíduo é valorizado por aquilo que sabe, por tudo que conhece ou pelo seu grau individual, mas por aquilo que consegue dizer ou transmitir a seus