Comunicação escrita
Neste curso, você conhecerá conteúdos gramaticais muito importantes para o uso correto da língua portuguesa, como pontuação, crase e ortografia.
O curso oferece todas as informações básicas necessárias para redigir um texto com objetividade, clareza e concisão. Além disso, está atualizado em relação ao Novo Acordo Ortográfico.
Resenha
O curso se estabelece a partir de pilares básicos da língua portuguesa e da comunicação. Os tópicos processo de comunicação, análise morfológica, análise sintática, pontuação, acentuação, ortografia e estilo e qualidade de texto são abordados individualmente sob o ponto de vista didático.
Comunicar significa transmitir e receber mensagens e pode ser realizada por meio de linguagem falada ou escrita, linguagem de sinais, ideias, comportamentos e atitudes.
No entanto, a comunicação jamais poderá ser compreendida como um fenômeno isolado, pois ela somente será efetiva, se outros elementos estiverem presentes nessa dinâmica.
Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são o emissor, que é aquele que dá início ao processo comunicativo, pois transmite a mensagem; o receptor, que é o alvo do emissor, sendo quem recebe a mensagem; a mensagem, que pode ser um fato, ideias ou até mesmo, emoções, ou seja, é o conteúdo contido na comunicação. e o canal, que é o meio pelo qual a mensagem é enviada do emissor para o receptor.
Entende-se que a organização deve estar atenta ao que vai além das palavras no processo de comunicação. É preciso focalizar também os gestos, as expressões e atitudes. Ao mesmo tempo, ressalta-se que o mais importante é ter capacidade de uma escuta atenta ao que diz o cliente, pois ele repassará para a empresa o feedback de todo o investimento realizado em sua direção.
O maior cuidado deve estar em não produzir “ruídos” ao realizar a comunicação. Isso quer dizer ter certeza de que a mensagem emitida foi corretamente recebida e interpretada pelo público-alvo.
É preciso ter o