Respiração celular e fotossíntese
RESPIRAÇÃO CELULAR
A principal molécula utilizada pelas células como fonte energia é a glicose. O processo de respiração aeróbia pode ser representado pela equação: C6H12O6 + 6O2 => 6CO2 + 6 H2O + energia.
Essa equação resume o processo respiratório, mostrando as substâncias que reagem (glicose e oxigênio), as substâncias produzidas (gás carbônico e água) e a proporção entre elas).
ATP
O ATP (adenosina trifosfato) é formado por uma substância que contém nitrogênio, uma base nitrogenada (adenina), que está ligada a um açúcar, a ribose, e a três íons fosfato. O ADP (adenosina difosfato) é formado pela adenosina ligada a dois íons fosfato.
Cada parcela da energia obtida na respiração é utilizada na síntese de uma molécula de ATP a partir de uma molécula de AD e um íon fosfato. Essa reação se chama fosforilação e se forma um ATP com um fosfato rico em energia.
As moléculas de ATP ficam dissolvidas e, quando uma célula precisa de energia, a ligação do ATP com o terceiro fosfato é quebrada, liberando energia e um fosfato.
GLICÓLISE
Essa etapa consiste na quebra parcial da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico. Durante essa quebra, que envolve vários compostos intermediários, uma parte da energia da glicose é liberada em quatro parcelas, permitindo a produção de quatro moléculas de ATP. Como foram gastas duas moléculas de ATP para ativar a glicose, o saldo é de duas moléculas de ATP nesta etapa. Também ocorre a formação de duas moléculas de NADH e dois cátions H+.
CICLO DE KREBS
Estudada em 1938 pelo bioquímico alemão Hans Krebs, essa etapa ocorre na matriz mitocondrial e no citosol das bactérias aeróbias.
Antes de o ciclo iniciar, há uma etapa preparatória, na qual o ácido pirúvico é oxidado, perdendo átomos de hidrogênio e elétrons, além de um átomo de carbono e dois de oxigênio, formando uma molécula de gás carbônico, uma de NADH e uma cadeia de dois átomos de carbono, o grupo acetila. Esse grupo se liga a coenzima