Comunicação empresarial
Objetivo: Apresentar conceituação em torno da expressão Responsabilidade Social da Ciência da Informação, pressupondo discussão teórica acerca da Ciência da Informação (CI) e da Responsabilidade Social (RS).
Metodologia: Análise de conteúdo, que favorece estudo quali-quantitativo a partir do estabelecimento de categorias. A análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB) acerca da temática RS permitiu nomear 13 agrupamentos.
Resultados: O confronto entre teoria e apreciação das dissertações acata o pressuposto de que a CI como ciência essencialmente social mantém conceito sobre RS, embora não seja ele específico, e, sim, acompanhe as tendências contemporâneas, assumindo características da área da gestão. A Responsabilidade Social da Ciência da Informação volta-se, como maior frequência à promoção da cultura e a estudos sobre a função social das bibliotecas, o que corresponde à prática de uma Responsabilidade Social da Ciência da Informação voltada à Biblioteconomia. Eventualmente, isso pode se justificar pela incidência de dissertações apresentadas entre 1979 e 1987, quando o Programa mantinha área de concentração Sistemas de Bibliotecas Públicas.
Conclusões: A responsabilidade social da Ciência da Informação é uma realidade, em termos mundiais, e, em especial, no Brasil, o que justifica sua inserção gradativa no Encontro Nacional de Pesquisa da Ciência da Informação, sob os auspícios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da