Comunicação empresarial
Clareza significa inteligibilidade, ou seja, é aquilo que é entendido com facilidade, um texto de estrutura clara que não possua duplo sentido dificultando assim a compreensão do leitor. Sendo assim, vale ressaltar que o texto precisa ser escrito de forma a facilitar sua leitura e entendimento. Considera-se fundamental que os textos escritos precisam estar cheios de clareza, concisão, coerência, coesão e correção linguística para que não ocorra um problema deste gênero. Devemos sempre nos atentar ao escrever algum documento, pois o que pode ser claro para mim pode não ser claro para o outro. Citamos três exemplos abaixo:
Exemplo um:
Versão incorreta
“Ao afirmar que todo o desejo de que os amigos viessem à sua festa de aniversário desaparecera, uma vez que seu pai se opusesse à realização e não liberara o dinheiro necessário para os preparativos do tipo de festa que Aline gostaria de fazer.”
Versão correta
“Aline chorou ao afirmar que todo o desejo de que os amigos viessem à sua festa de aniversário desaparecera. Isso porque seu pai se opusera à realização e não liberara o dinheiro necessário para os preparativos do tipo de festa que ela gostaria de fazer.”
Conforme a versão 1, nota-se que a oração está incompleta, Aline não apresenta a oração principal, o motivo dela informar seu descontentamento com o dinheiro e com o pai. A oração não possui o elemento principal que é expressando o sentimento da menina.
Já na versão 2, nota-se que no inicio da oração já obtém o tópico frasal, ou seja, o principal assunto da oração “Aline chorou”. As informações a seguir só complementam o porquê do sentimento da Aline.
Exemplo dois:
Notamos que Bentinho sabia qual informação queria expressar para sua mãe, através das falas do primeiro e segundo quadrinho, mas nota-se que no terceiro quadrinho ele não conseguiu transpassar essa informação para o papel. Isso ocorre pela falta de clareza nas informações que Bentinho escreveu em sua carta,