Comunicação empresarial
Qualidade de Vida, portanto, é uma tendência que só recentemente tem sido aplicada à situação de trabalho; passou a ser um meio para alcançar o engrandecimento do ambiente de trabalho obtenção de maior produtividade e qualidade do seu resultado, sendo hoje vista como um conceito global e como forma de dimensionar tais fatores, adotando filosofia e métodos para uma maior satisfação do trabalhador em sua atividade profissional.
Não se deve limitar a qualidade de vida trabalho a ações relacionadas a lazer (sob as mais diferentes formas) ou preocupações com aspectos da saúde ocupacional e, em particular, ergonomia e ambientes físicos de trabalho, em que pese a importância destes fatores.
Deste modo, numa perspectiva mais abrangente, qualidade de no trabalho diz respeito a:
* Remuneração, em seus aspectos de equidade ou justiça interna ou externa; * Condições de saúde e segurança no trabalho; * Oportunidades para utilização e desenvolvimento de capacidade, oportunidade de crescimento profissional.
Todas as ações de qualidade de vida no trabalho devem estar alinhadas com segurança de empregos, renda e integração social no ambiente de trabalho, proporção ou nível em que direitos e deveres encontram-se formalmente estabelecidos, cumpridos pela organização, além de valorização da cidadania, imparcialidade nas decisões, influência do trabalho em outras esferas da vida do trabalhador, como por exemplo, nas relações familiares.
Como se pode perceber, o conceito de qualidade de vida no trabalho é extremamente mais amplo do que aquele que normalmente se procura delimitar.
Envolve aspectos multidisciplinares e multifatoriais e em interação. Assim, as ações organizacionais em qualidade de vida precisam ser planejadas e implementadas de forma cuidadosa, mas podem fornecer elementos importantes e indispensáveis para estruturação das políticas de RH institucionais.
Uma das dificuldades para se atingir qualidade de vida nas