Comunicação empresarial
A variação de uma língua é a forma pela qual ela difere de outras formas da linguagem sistemática e coerentemente. Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.
Variação Histórica
Variação Histórica
• Acontece ao longo de um determinado período de tempo (comparação de dois estados de uma língua);
• O processo de mudança é gradual;
• A forma antiga permanece ainda entre as gerações mais velhas, período em que as duas variantes convivem; • Com o tempo a nova variante torna-se normal na fala e, finalmente, consagra-se pelo uso na modalidade escrita;
• As mudanças podem ser de grafia ou de significado.
Variação Geográfica
Variação Geográfica
Diferentes formas de pronúncia, vocabulário e estrutura sintática entre regiões; Dentro de uma comunidade mais ampla, formam-se comunidades linguísticas menores em torno de centros polarizadores da cultura, política e economia, que acabam por definir os padrões linguísticos utilizados na região de sua influência; As diferenças linguísticas entre as regiões são graduais, nem sempre coincidindo com as fronteiras geográficas.
Variação Social
Variação Social
Agrupa alguns fatores de diversidade: o nível socioeconômico, o grau de educação, a idade e o sexo. O uso de certas variantes pode indicar qual o nível socioeconômico de uma pessoa; Há a possibilidade de alguém oriundo de um grupo menos favorecido atingir o padrão de maior prestígio.
Variação Estilística
Variação Estilística
Considera um mesmo indivíduo em diferentes circunstâncias de comunicação: se está em um ambiente familiar, profissional, o grau de intimidade, o tipo de assunto tratado e quem são os receptores. É possível identificar dois limites extremos de estilo: o