Comunicação Empresarial
Organizações e Teoria da Complexidade na
Comunicação Organizacional
Prof. André Leão
Comunicação Empresarial
A perspectiva sistêmicocomunicacional das organizações
Mudança do eixo de análise do todo e das partes para o sistema e seu ambiente, bem como da ação para a comunicação, que traz a própria ação em sua instância.
Exportação
Há que se buscar a redução de complexidades por meio da diferença dos sistemas em relação ao seu entorno, o que ocorre por decisões que se realizam por eventos.
Marketing
Tais eventos seriamInternacional a base de um sistema, sempre
passageiros e contingentes, fazendo com que aquele seja processual e não estável.
A perspectiva sistêmicocomunicacional das organizações
A estrutura organizacional não regula diretamente as ações humanas; apenas possibilita acordos resultantes de interação, orientando as comunicações que tornam certas ações mais prováveis que outras.
Exportação
Os sistemas organizacionais são capazes de elaborar suas próprias estruturas, por meio de um processo de autoorganização, que surge da interação não planejada de elementos, resultando numa ordem espontânea.
Marketing
Assim, a organização é vista como um sistema
Internacional
autopoiético de comunicações e decisões, numa relação permanente de acoplamento com o ambiente, resultando em um processo de mudança constante.
Teoria da complexidade e comunicação organizacional
O paradigma da complexidade se opõe ao “paradigma da simplicidade”, que busca eliminar o desordenado e o disperso, gerando conhecimento fragmentado e altamente especializado.
Exportação
A complexidade assume que tudo se liga e se relaciona, de modo a formar um único e inseparável tecido. Assim, dever-se-ia abandonar a noção de objeto pela de sistema. Marketing
O sistema não é equilibrado, mas desequilibrado,
Internacional
recuperado num dinamismo estabilizado, e sua inteligibilidade deve ir