Comunicação empresarial
1. Comunicação1 Comunicação significa ação em comum. Portanto, comunicar é relacionar seres viventes, tornar comum uma informação ou sentimento. Todos os comportamentos e atitudes humanas, e mesmo não humanas, intencionais ou não intencionais, podem ser entendidos como comunicação. Desde os primórdios da humanidade, utilizamos símbolos como escrita e fala para viver em sociedade, já que sem a mesma, o individuo não possui conhecimento suficiente para entender a maior parte do que o cerca. Há variadas formas de comunicação e são elas, a intrapessoal: a pessoa se comunica com ela mesma através de pensamentos ou por escrito como lembretes e diário; a interpessoal ocorre durante a troca de informações entre duas pessoas; a grupal, na qual há comunicação entre três pessoas ou mais, como em escolas, palestras; a integrada, que por meio de uma única mensagem ocorre à utilização de uma forma conjugada de todas as formas de marketing buscando cercar o público-alvo em todos os canais comunicativos existentes; a organizacional, desenvolvida no seio de organizações, como as empresas, e destas para o exterior; a de massas, a qual tem a pretensão de atingir um grande público não especificamente identificado; e a extrapessoal, desenvolvida com animais e com máquinas.
1.1 Principais modelos2 Para compreender atos comunicativos, os teóricos têm desenvolvido vários modelos. Todos são incompletos e imperfeitos. É uma reconstrução intelectual e imaginativa da realidade.
Aristóteles (século IV a.C) Foi o primeiro modelo histórico da comunicação, apresentado na obra Arte Retórica. Segundo o filósofo, para se estudar, compreender e cultivar a retórica há que olhar para três elementos essenciais do processo de comunicação:
1) A pessoa que fala (locutor); 2) O discurso que faz; e 3) A pessoa que ouve. Esta abordagem traduz a essência de qualquer modelo posterior do processo de comunicação: