Comunicação empresarial
1.1 O papel da comunicação na administração
Se o administrador ou executivo tem como principal função estabelecer um sistema de comunicação, é certo e vital, para o sucesso de suas relações de interação social, conhecer como funciona o processo da comunicação – as atividades de um grupo de trabalho dependem do inter-relacionamento de seus integrantes e a capacidade de adequeação de suas aptidões pessoais. Na verdade, muitos problemas administrativos são solucionados pelo conhecimento e habilidade na aplicação das técnicas do processo de comunicação. Disto aliás, depende o êxito de qualquer indivíduo na comunidade social. A maior parte do tempo do administrador é desdendida no processo da comunicação: transmissão e recepção de informações, de ordens; ouvir, participar de reuniões, ler, escrever etc.
1.2 Comunicação administrativa: Conceito, natureza e funções.
Podemos conceituar comunicação administrativa como um processo mediante o qual informações e decisões são transmitidas entre os membros de uma organização provocando estímulos e induzindo-os a um comportamento. A principal função da administração é determinar o sistema de comunicação que capacite a entidade a lidar com o meio ambiente, a manter seu funcionamento interno e a estar bem informada e aprta a executar as modificações necessárias ou oportunas. A organização de uma empresa é nada mais que a organização do fluxo de informações entre suas partes funcionais.
1.3 Processo da comunicação
a) Emissor ou comunicador – é a fonte ou origem e primeiro transmissor da mensagem: pessoa, lugar e equipamento que produz a mensagem (fala ou escreve) e a emite.
b) Mensagem – é o objeto da comunicação humana. O conteúdo depende das palavras escolhidas e da sua organização na frase a fim de que possam traduzir com clareza o sentido que se tenta transmitir. O conteúdo pode ser: uma ordem, uma intrução, um pedido, uma sugestão, uma informação e etc.
c) Receptor – é o destinatário