comunicação empresarial
A comunicação empresarial tem assumido nos últimos anos, maior complexidade, tendo em vista a necessidade de trabalhar com diferentes públicos.
Hoje, exige-se do profissional da área não apenas conhecimentos e habilidades nas práticas profissionais, mas também uma visão abrangente do mercado e do universo dos negócios. Mais do que um simples executor de tarefas o profissional de comunicação empresarial deve ser um gestor capaz de planejar estrategicamente o esforço de comunicação da empresa.
Hoje a comunicação já desempenha papel fundamental, definindo-se como estratégica para as organizações.
O foco das preocupações empresariais é enfrentar a competitividade e sobreviver no mercado globalizado. A exigência de mudanças estratégicas reconfigura o papel da comunicação empresarial.
Refletir sobre o desenvolvimento organizacional implica em entender uma mudança planejada que tem como finalidade perpetuar a capacidade de auto-renovação da empresa através da resolução de problemas e de uma compreenção da realidade atual do negócio.
As organizações precisam se transformar para competir no mercado atual e serem capazes de construir e gerenciar ativos físicos, explorar ativos intangíveis, dentre eles a comunicação.
Os gestores a que conhecem mais detalhadamente os processos comunicacionais terão maior facilidade de enfrentarem problemas e deixarão para trás idéia de que a comunicação apenas envolve emissor e receptor.
A comunicação ainda vem tentando conquistar espaço e por trabalhar com aspectos intangíveis, difíceis de serem mensurados, sofre discriminação, muitas críticas e um total desconhecimento por parte dos gestores de empresas.
Gerir uma empresa não caracteriza só verificar, delegar e acompanhar, utilizando pressão quando o desempenho cai. Implica em