oficina de lingua portuguesa
Com partido! Não dá pra eleger presidente por enquete do Facebook
Lino Bocchini
Um senhor de seus 70 anos tentava caminhar pela avenida Paulista com uma bandeira vermelha [...]. Era hostilizado o tempo todo: “Sem Partido!” era o básico. [...]
É surreal. E assustador. Achei que democracia fosse outra coisa. Esses garotos só podem protestar livremente agora justamente porque esse mesmo senhor, dentre tantos outros, foram às ruas dezenas de vezes, ajudando a restabelecer a democracia em nosso país. E fizeram isso muito antes desses garotos que o xingam nascerem. Milhares de pessoas foram torturadas e outros tantos morreram para garantir a liberdade de expressão desses que agora querem proibir os outros de se expressar. [...]
Disponível no link:http://www.cartacapital.com.br/. Acesso em 10/07/2013.
O 2º parágrafo do trecho que você acabou de ler possui sequência textual predominantemente argumentativa. Isso porque ele:
Escolher uma resposta. a. define determinado conceito com informações explicativas a fim de fornecer certo conhecimento ao seu leitor. b. possui diversas causas que sustentam os fatos narrados. Errado c. faz uso de recursos argumentativos para convencer o leitor sobre a ignorância de uma juventude autoritária que não permite bandeiras em manifestações. d. traz uma unidade temática dando destaque a um personagem principal: um senhor de 70 anos.
Errado
Notas relativas a este envio: 0/1.
Question 2
Notas: 1
Leia o verso abaixo:
Está provado, quem espera nunca alcança
(Chico Buarque)
O compositor cria uma relação de intertextualidade com qual provérbio popular?
Escolher uma resposta. a. Antes tarde do que nunca. b. Quem espera sempre alcança. Correto c. As aparências enganam. d. Azar no jogo, sorte no amor.
Resposta correta: Quem espera sempre alcança.