comunicação empresarial
Curso: Especialização em Administração Estratégica
Disciplina: Comunicação Empresarial
Professora: Letícia Lins
Trabalho: Análise de um case de Crise de Imagem - “P-36: Um Divisor de Águas”
CLAUDENIR FELIPE
FABÍOLA LEMOS
FLÁVIA NUNES
MARIANA DIAS
NARA LÚCIA
2012
P-36: Um divisor de águas
1)– Quais foram os principais procedimentos adotados pela Petrobras na administração da crise e qual deles vocês consideram mais importante?
Os principais pontos foram: convocação imediata do diretor da área de segurança, saúde e meio ambiente; contratação de empresas especializadas para este tipo de operação; definição dos meios necessários, ou seja, equipamentos e serviços; notificar os órgãos ambientais e reguladores; acionar engenheiros e funcionários que conheciam o projeto a fundo; definir o coordenador e o porta voz daquela contingência; dar entrevistas para a imprensa objetivando passar credibilidade, confiança e clareza sobre os acontecimentos.
O mais importante foi não omitir informações à imprensa, apresentar clareza, objetividade e credibilidade nas informações e o apoio dado aos parentes das vítimas.
2)– Na análise do contexto da tragédia, quais foram os vários aspectos de impacto da imagem considerados, e qual deles a empresa apontou como mais grave em situações deste porte? Explique.
No contexto da tragédia, foram citados vários aspectos de impacto de imagem da empresa. Um deles foi a imediata redução da produção, que gerou abalo nas ações da empresa e insegurança dos investidores. Outro aspecto abordado foi o perigo de um desastre ambiental, agravado pelo histórico recente de vazamento de óleo na Baia de Guanabara. O aspecto mais grave apontado pela empresa foi a questão humana. A morte de onze petroleiros transformou a crise em tragédia, pois a perda de vidas humanas é o pior aspecto em um acidente.
3)– Existem no texto referências em relação à “fatalidades”.