Comunicação empresarial
A comunicação empresarial é um processo de troca de informações que tem como objetivo a formação de um sistema de aperfeiçoamento das relações entre cargos/funções administrativas com o intuito de aprimorar o desempenho das ações realizadas no contexto organizacional. O presente estudo, de natureza descritiva, visa verificar a importância de uma comunicação empresarial eficaz para a execução de atividades organizacionais e, consequentemente, para o alcance das metas pré-estabelecidas na corporação. Por meio de uma revisão de literatura, cuja abordagem enfoca autores que explanam sobre a relevância da comunicação nas empresas, foi possível entender a influência que a eficiente troca de mensagens entre membros de uma organização exerce na realização de tarefas, no cumprimento de metas e, por conseguinte, no alcance de novos mercados.
INTRODUÇÃO
O processo de comunicação ocorre no momento em que o emissor (codificador) emite uma mensagem ao receptor (ou decodificador), por intermédio de um meio, denominado canal. O receptor decodificará a mensagem que pode chegar até ele com algum ruído (bloqueio, filtragem) e, então, a partir daí, produzirá o feedback, a resposta àquilo que lhe chegou. (PINHO, 2006).
Emissores e receptores criaram, com o passar do tempo, obstáculos para a efetiva comunicação em diversos contextos, sendo um deles o empresarial. Dentre essas limitações, menciona-se a dificuldade de o decodificador ter um adequado entendimento da mensagem recebida. Sendo ele a figura quem se dirige a mensagem, é considerado o protagonista no processo de comunicação, segundo a afirmação de Medeiros (2007). Assim, as dificuldades encontradas na comunicação empresarial podem ser percebidas na não obtenção, por parte do emissor, de uma resposta pretendida àquilo que transmitiu ao seu destinatário. Em virtude da necessidade de se agir tendo como meta a qualidade total e a otimização dos procedimentos e padrões utilizados no dia-a-dia