Comunicação do Treinador
Das Palavras aos Actos
Comunicação do Treinador no Desporto e no seu meio Envolvente
Turma: Ges03L01
Prof. Helena Mateus Jerónimo
05/11/2013
Índice
Índice 2
Introdução 3
Treinadores de Desportos Individuais 4
Treinadores de Desportos Colectivos 6
Escalões 9
Comunicação com a Direcção 12
Comunicação Organizacional 14
Conclusão 17
Bibliografia 18
Anexos 19
Entrevista 20
Introdução
A comunicação é uma ferramenta que está presente voluntária e involuntariamente na nossa sociedade, sendo fundamental no nosso quotidiano. Desta forma, a comunicação torna-se vital para o desenvolvimento e a prática do desporto. Sabendo de antemão que todo o grupo pratica e considera essencial o desporto no seu dia-a-dia e que pondera prosseguir a sua formação nesta área, considerámos que este tema seria a escolha mais apropriada. Assim procurando uma área que conseguisse abordar todos os pontos da comunicação e integrar um aspecto comum que existe em todas as actividades desportivas optámos por tratar da comunicação do treinador. Segundo Carravetta (2001), o treinador é fundamental para os atletas, influenciando o comportamento dos mesmos, ao nível técnico, estratégico, da disciplina e da liderança, estando intrinsecamente ligado ao sucesso ou não, do seu atleta ou equipa.
A organização do nosso trabalho passa por analisar todos os tipos de comunicação em diferentes tipos de desportos, escalões e a nível de imprensa, em que em cada um destes vamos levantar questões como, comunicação verbal e não verbal, escrita, grupal, tanto como os problemas de comunicação que estão inerentes a este tema.
Hoje um treinador de excelência não deve apenas dominar os aspectos técnico-tácticos do treino e do jogo, é necessário que tenha outras qualidades, como “formação superior, imagem cuidada, ser bom comunicador e muito forte nas relações interpessoais” (Esteves, 2009).
Numa equipa, muitos são os momentos, os lugares, os canais que são