Psicologia do Esporte
A comunicação no contexto esportivo, a qual é parte de um trabalho de equipe, pode influenciar o rendimento dos atletas e, consequentemente, o resultado do jogo.
A habilidade de comunicação do treinador está diretamente relacionada a características de sua personalidade, ao seu estilo de liderança e à sua capacidade de tomada de decisão. Na competição, as intervenções do treinador influenciam o rendimento dos jogadores.
DEFINIÇÕES E CONCEITOS
Segundo Littlejohn (1999), existem três pontos críticos que diferenciam os conceitos de comunicação. O primeiro é o nível de observação ou abstração, a partir do qual se observa que algumas definições são muito amplas, enquanto outras são mais gerais ou restritivas. O segundo é a intencionalidade – algumas definições incluem mensagens intencionais enquanto em outros conceitos esse fator não é mencionado. O terceiro aspecto é o julgamento normativo, o que diferencia definições específicas que incluem afirmações de sucesso ou objetividade entre outras, como o simples intercâmbio de ideias.
No contexto esportivo, o conceito de comunicação deve levar em consideração que, quando as pessoas se comunicam, forma-se um sistema integrado de interação e reação, o que supõe que a competência para se comunicar também seja construída em função da experiência e de uma prática refletida do treinador. Assim na educação física, o conceito de comunicação pode ser interpretado com um ato criativo entre as pessoas, já que permite que se deem outras interpretações referentes à corporeidade.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O processo de comunicação, em uma competição esportiva, começa antes do jogo entre os atletas, principalmente entre o treinador e os jogadores, continua no momento do jogo e estende-se após seu término. Pois por meio da comunicação as pessoas podem compartilhar costumes, pensamentos, atitudes e comportamentos, estabelecendo, assim, relações interpessoais.
Segundo Laios & Theodorakis (2001), o processo de