comunicação dirigida escrita
Comunicação dirigida escrita, uma definição:
Qual o papel do relações públicas dentro da organização?
Criar e garantir boas relações entre a instituição e os diversos públicos com os quais se relaciona – seja interno, externo ou misto.
Mas, o que é comunicação dirigida?
Todo processo comunicacional destina-se aos vários públicos de uma dada sociedade. Se considerarmos que uma empresa tem públicos específicos e conhecidos, podemos determinar uma forma de se comunicar com estes públicos de modo a garantir uma relação sólida, garantindo o direito desses públicos de serem informados de todas as ações organizacionais e suas conseqüências. Comunicação dirigida é, dessa forma, uma comunicação voltada para públicos definidos.
Como se pode conhecer os públicos de uma organização?
É preciso saber qual a missão da empresa, ou seja, a que se destina. Se uma empresa tem como objetivo, por exemplo, prestar serviços de assistência médica, seus públicos são os clientes que contrataram os serviços, os fornecedores e distribuidores e também os funcionários.
Isso porque toda instituição possui três tipos de público, segundo Cândido Teobaldo:
1. Interno – os que atuam na empresa (dirigentes,funcionários, familiares, etc.);
2. Externo – os que não atuam na empresa, mas que estão ligados a ela especialmente numa relação de cliente-prestador de serviços (clientes, concorrentes, comunidade em geral, imprensa, etc.);
3. Misto – embora não atuem dentro da instituição, mantêm ligações com ela (fornecedores, distribuidores, acionistas, etc.).
Opinião pública
Após determinar quais são os públicos de uma organização, é preciso conhecer o que pensam. A opinião pública é um pouco mais do que a soma das opiniões individuais ou de grupos segmentados porque muitas vezes não expressa a maioria, mas a maioria que tem poder político para se impor no meio. Isso significa dizer que determinados grupos sociais têm mais poder para expressar suas opiniões do que outros. 1. A