Empreendedorismo transformando idéias em negócios
As organizações são muitas coisas ao mesmo tempo!
Elas são complexas e têm muitas facetas.
Administrar e organizar já são um desafio no melhor dos tempos e as dificuldades são ainda maiores no ambiente de mudança rápida dos dias de hoje. Se você quer ser o tipo de líder ou profissional que ajuda sua organização a se adaptar ás múltiplas exigências de um mundo cada vez mais turbulento, você precisa conscientizar – se das imagens e pressupostos que determinam seu atual modo de pensar e desenvolver a capacidade de usar novas imagens e pressupostos. Você precisa desenvolver aptidões que lhe permitam ver, entender e mudar situações de novas maneiras.
Quando nos damos conta disto, aprendemos a reconhecer que modos que escolhemos para administrar e organizar nos levam a perder a oportunidade de usar outros modos de administrar e organizar. Além disso, reconhecemos que, como toda metáfora tem vantagens e tem limitações, precisamos estar sempre conscientes da existência de pontos cegos que prejudicam nossa eficácia.
Quando dominamos a arte de lidar com as com essas contradições e paralelos, aumentamos nossa visão periférica, criando a flexibilidade necessária para identificar difíceis questões organizacionais e responder com as estratégias apropriadas para muda – las.
O PODER DA METÁFORA NA ORGANIZAÇÃO E NA ADMINISTRAÇÃO
Que é metáfora e o que ela faz?
A metáfora é uma figura de linguagem comparativa frequentemente usada para dar um toque criativo a nossa maneira de falar, como quando dizemos que “a vida é um jogo” ou que “o mundo é um palco”. Mas a natureza e o efeito da metáfora são muito mais completos, muito mais fundamentais. Ela dá - nos a oportunidade de alargar nosso pensamento e aprofundar nosso entendimento, permitindo - nos ver as coisas de maneiras novas e agir de maneiras novas.
Aplicada deste modo, a metáfora torna - se um instrumento, para criar e compreender o que reconhecemos como organização e