017139

1109 palavras 5 páginas
As Civilizações Clássicas

Localização geografia, organização social, política e econômica foram fatores que diferenciam as civilizações greco-romanas da egípcia e mesopotâmica.
A atividade comercial e marítima foi muito intensa nas civilizações greco-romanas, isso se explica devido à presença de penínsulas recortadas e montanhosas.
Diferentemente do Egito e Mesopotâmia, Grécia e Roma utilizaram a mão-de-obra escrava em todas as atividades, como na indústria, na agricultura, serviços domésticos e nos negócios. Os escravos representavam a base do trabalho.
A antiguidade greco-romana estruturou-se centrada nas cidades. Tanto as cidades-estado gregas quanto a exuberante Roma representaram um alto nível de organização e cultura urbanas, não foi igualados por outros povos antigos.
Grécia
A Grécia se localiza na Europa, numa região chamada Península Balcânica, banhada pelo Mar Mediterrâneo. O litoral, muito recortado, facilitou o comércio externo.
A civilização Grega originou-se de sucessivas invasões e do estabelecimento de quatro povos indo-europeus, que, vindos da Ásia Menor e dispondo de armas de bronze e de ferro, dominaram os povos locais. Esses povos invasores eram:
●Os Aqueus.
●Os Jônios.
●OS Eólios.
●E os Dórios.
AS comunidades iniciais organizaram-se socialmente em clãs patriarcais, denominados genos.
A sociedade unia pessoas e bens, a terra era coletiva e tudo o que o grupo necessitava para sobreviver pertencia a todos. Com o tempo, a população foi crescendo e a propriedade coletiva deu lugar a propriedade privada.
A sociedade passou a se constituir em classes sociais, sendo que os proprietários das terras eram ricos que passaram a explorar os pobres e os chefes das comunidades tornaram-se reis com aplos poderes.
Essa situação mudou: com o passar do tempo, os proprietários de terras derrubaram o poder do rei e dominaram a sociedade. Surgem então, as cidades-estados
Cidades-estado
As cidades-estados eram completamente

Relacionados