Comunicação de dados
Comunicação de dados Ricardo Esteves Nº 20, 10º R Escola Secundária de Rio Tinto
História da Internet
Como apareceu a internet? A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Protocolos orientados à conexão e não orientados à conexão
O que é um protocolo? Um protocolo é um método standard que permite a comunicação entre processos, isto é, um conjunto de regras e procedimentos a respeitar para emitir e receber dados numa rede. Existem vários, de acordo com o que se espera da comunicação. Certos protocolos, por exemplo, serão especializados na troca de ficheiros (o FTP), outros poderão servir para gerir simplesmente o estado da transmissão e os erros (é o caso do protocolo ICMP).
Protocolos orientados à conexão e não orientados à conexão
Na Internet, os protocolos utilizados fazem parte de um conjunto de protocolos. Esta sequência de protocolos chama-se TCP/IP.
Esta contém, designadamente, os seguintes protocolos : HTTP/FTP/ARP/ICMP/IP/TCP/UDP/SMTP/Telnet/NNTP
Protocolos orientados e não orientados para conexão Classificam-se geralmente os protocolos em duas categorias, de acordo com o nível de controlo dos dados que se deseja:
Protocolos orientados à conexão e não orientados à conexão
Os protocolos orientados para a conexão : Trata-se dos protocolos que operam um controlo de transmissão dos dados durante uma comunicação estabelecida entre duas máquinas. Em tal esquema, a máquina recetora envia avisos de receção aquando da