Graduado
87
MESTRES DO TAO: TRADIÇÃO, EXPERIÊNCIA E ETNOGRAFIA*
José Bizerril Neto
Centro Universitário de Brasília – Brasil
Resumo: Neste artigo analiso a dimensão performática constitutiva da transmissão da tradição em uma linhagem taoísta no Brasil, partindo de uma perspectiva baseada na antropologia da experiência. A idéia de conhecimento no taoísmo baseia-se em uma noção pragmática: conhece-se por experiência pessoal corporificada o legado da tradição. A possibilidade de conhecer está fundada em uma relação pessoal entre mestre e aprendiz, inserida em uma cadeia dialógica e genealógica.
Palavras-chave: corpo, experiência, performance, taoísmo.
Abstract: In this article I analyse the performative dimension that constitutes the transmission of tradition in taoist lineage located in Brazil, from the perspective of the anthropology of experience. The idea of knowing in taoism is based on a practical notion: one knows the legacy of tradition through personal embodied experience.
The very possibility of knowing is based upon a personal relation between master and apprentice, inserted on a dialogical and genealogical.
Keywords: body, experience, performance, taoism.
Proponho uma reflexão teórico-etnográfica sobre a transmissão da tradição no contexto de uma linhagem1 taoísta no Brasil, focalizando o seu aspecto performático. Entendo performance no sentido proposto por Richard Bauman
(Bauman et al., 1977), como uma maneira de utilizar a linguagem referida a diversos aspectos da tradição oral e a gêneros de fala pública, mas considero
*
1
Uma versão anterior e mais longa desta discussão pode ser em encontrada em Bizerril (no prelo).
No contexto do taoísmo, entende-se linhagem como uma cadeia genealógica de transmissão da tradição, que se caracteriza pela continuidade temporal, mas não necessariamente pela continuidade espacial.
Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n. 24, p. 87-105, jul./dez. 2005
88