Matlab
NOTAS DE AULA
PAULO LÉO M. OSORIO ( DEE/PUC-RIO )
2002
2
AVISO
Estas notas destinam-se aqueles que estão usando o Matlab pela primeira vez. Os exemplos apresentados utilizam uma pequena parcela das funções disponíveis e tem por objetivo familiarizar o usuário com as funções e os comandos mais comuns. Há também uma introdução ao uso das principais funções da "toolbox signal", que é de grande utilidade no estudo de sinais e sistemas discretos. Atualmente existe no mercado uma oferta considerável de livros que se utilizam do Matlab para implementar exemplos e exercícios. Uma listagem desses livros pode ser encontrada na página da Mathworks ( http://www.mathworks.com ).
3
4
1.Introdução
O Matlab foi originalmente desenvolvido para ser um "laboratório matricial". Atualmente ele é um sistema interativo e uma linguagem de programação para a computação técnica e científica em geral. A sua filosofia de processamento está baseada em matrizes. Como os comandos do Matlab são muito similares à maneira como expressamos as soluções dos problemas em termos matemáticos, a tarefa de se escrever soluções computacionais no Matlab é muito mais rápida do que escrever programas em linguagens de alto nível, tais como FORTRAN e C. Além disto, ele possui facilidades gráficas que tornam a interface homem máquina muito amigável.
2. Área de Trabalho (Workspace)
Quando o programa Matlab é acionado a mensagem abaixo irá aparecer na tela. O prompt (>>) indica que o Matlab está esperando pela entrada de comandos.
To get started, select "MATLAB Help" from the Help menu. >> O Matlab trabalha com duas janelas: uma janela de comandos que é usada para a entrada dos comandos, dados, e para mostrar os resultados na tela, e uma outra janela gráfica onde são gerados os gráficos. As duas janelas são apagadas quando do início de cada sessão de Matlab. A janela de comando pode ser limpa durante uma sessão de