Comunicação da pesquisa científica
Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica
Professor: Ana Paula dos Santos Lima
Diacentes: Matheus Dimitri e Thiago de Jesus Amorim
Data de entrega: 04/09/2015
LIMA, Ana Paula, História é Ciência ? Comunicação sobre a língua da pesquisa científica C e D: Revista eletrônica da FAINOR, Vitória da Conquista, V7, N.01.p.108-115, Jan-Jun, 2014
1-Introdução
1.1. A autora faz referência ao critério era Ciência na perspectiva de poder.
1.1.1. Chama-se atenção pela demarcação de Ciência na “lógica da pesquisa científica”.
2- Biografia
2.1. “Nascido em Viena no ano de 1902, na juventude foi marxista, transformando-se em seguida num social-democrata [...]. Desenvolveu reconhecidos pressupostos filosóficos”.
A autora trata sobre o critério de boa ciência na perspectiva de Popper, diz: “Por que começar com Popper?”.
FICHAMENTO
1.1. “Popper aplicou as Ciências sociais muitas ideias primeiramente discutidas nos âmbito das Ciências Naturais”. [...] “Ele propôs na sua lógica da pesquisa científica uma validade lógica para as proposições científicas, a falseabilidade denota um critério lógico, indica um tratamento não empírico para justificar uma lei.” (p.109)
1.2. “Essa é a tarefa a qual Popper se propõe na lógica da pesquisa científica – encontrar um critério de demarcação científica baseado na falseabilidade e não na indução.”[...] “Para Karl Popper uma teoria genuinamente científica se coloca permanentemente em risco, segundo ele, ‘uma ciência requer pontos de vista e problemas teóricos’.”
1.3. “Ele não estava preocupado com um método que caracterizasse ser ou não ciência, mas em colocar as teorias em situações de falseamento e isso de forma lógica afirmariauma teoria enquanto científica ou não.”
1.4. “Para Popper, ‘só existe um meio de assegurar a validade de uma cadeia de arrazoados lógicos, é coloca-la na forma que a torne mais facilmente suscetível de teste’.”
1.5. “Para Popper o conhecimento é de natureza