Antrop
Curso: Relacoes internacionais
FICHAMENTO
Referência bibliográfica do texto: LARAIA, Roque B. Cultura. Um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Zahar, 2002.
Informações sobre o autor do texto: Roque Laraia observou diretamente em pesquisas de campo entre os índios Suruí, Akuáwa o Xerente da bacia do Tocantins, Kamayurá do Alto Xingu e Kaapor dos rios Gurupi o Turiaçu. quando era antropólogo do Museu Nacional (UFRJ). Em segundo lugar, por sua experiência comas variações culturais de nossa própria sociedade expressas pelos representantes regionais em contato com os grupos indígenas que estudou. Em terceiro lugar, por vir lidando com os mais diferentes temas antropológicos como docente da Universidade de Brasília, de modo a atender à demanda dos alunos, tanto em sala de aula como na orientação de teses de pós graduação. E, finalmente, por aquele saber adquirida na leitura refletida de bons textos, e nos contatos freqüentes com antropólogos de outras instituições brasileiras o do exterior.
Resumo e citações do texto:
O livro está dividido em duas partes: a primeira, que se refere ao desenvolvimento do conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos; a segunda parte procura demonstrar como a cultura influencia o comportamento social e diversifica enormemente a humanidade, apesar de sua comprovada unidade biológica.
Primeira parte; Da natureza da cultura ou da natureza á cultura.
“Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem me- lhor, eles examinariam a totalidade e acabariam prefe- rindo os seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros.” (p.07).
“na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.” Imbuído de um pioneiro sentido de relativismo cultural, Montaigne assim comentou a antropofagia dos Tupinambá: Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas que