economia
CIS210 – Introdução à Economia I
Bacharelado em Engenharia de Alimentos
Docente: Jossel Borges Santos
Discentes: Lislândia Farias Vanessa Reis Quézia Cardoso
Exercício sobre Marx e Keynes
1. Diga sua compreensão da discordância de Keynes da ideia do desemprego voluntário. Explique o que o autor pensava a respeito do Equilíbrio.
Keynes aponta que o mercado de trabalho é distinto dos demais, sendo que este não necessariamente se equilibra. Keynes tem como ponto de vista o ponto de pleno emprego, mas do que isso, é perfeitamente compatível com a aceitação dos termos Clássicos para descrição de mercado de trabalho. Verifica-se que havia desemprego involuntário quando, diante, de um aumento na demanda efetiva ou de uma elevação dos preços que leve a uma queda do salário no nível de emprego se modifica. Simetricamente, está-se no nível de pleno emprego se diante destes estímulos, o emprego não se modifica.
2. Tomando o cenário da "grande Depressão", aponte algumas das receitas de Keynes para a economia.
O principal ponto defendido por Keynes era um papel mais atuante do estado dentro da economia, regulando especialmente o setor financeiro, garantindo uma moeda, e consequentemente uma economia mais forte. A principal maneira de assegurar o bom funcionamento da economia e a vitalidade da moeda era garantir que a produção e o consumo não fossem ligados. Previa uma política de pleno emprego, através de grandes obras ( que só podiam ser financiadas pelo Estado) para que a mão de obra ociosa ( demitida por conta da crise) pudesse trabalhar. Além disso, incentivava-se formas de crédito para acelerar a recuperação da economia e estimulou-se a substituição de artigos importados pelos nacionais.
3. Diferencie o papel do Estado na economia em Marx e em Keynes.
Keynes defendia a intervenção moderada do Estado, afirmava que não havia razão para o socialismo do Estado, pois não seria as posses do meio de produção que resolveria