Comunicação corporal
A linguagem corporal é uma forma de comunicação, que se bem analisada é possível tirar várias conclusões e, inclusive, se comunicar melhor. O corpo consegue! Com gestos, movimentos e expressões, dizer muito sem pronunciar uma única palavra. Mesmo sem abrir a boca e dizer palavra, nosso corpo consegue se expressar e demonstrar o que a gente está sentindo.
Há situações em que não se diz nada (ou nada é dito) e tudo fica muito bem entendido. O verbal se torna um detalhe e muitas vezes revela menos do que outros elementos - o silêncio incluso. Até de maneira inconsciente, nós conseguimos interpretar as reações expressas pelos gestos, pela postura, pela sutileza de cada movimento. Mas será que, em geral, se presta atenção aos próprios gestos?
Pequenas atitudes podem revelar muito sobre o estado da pessoa. O problema, segundo Ronaldo Cavalli, é que estamos desacostumados a interpretar os sinais expressos pelo corpo. Ele acredita que as pessoas são instruídas, desde pequenas, a mentir, o que torna ainda mais importante a leitura corporal. “Às vezes você encontra um conhecido e pergunta: ‘Tudo bem’? Ele responde que sim, apesar de ter tido uma noite horrível”, exemplifica. Cavalli explica que muitas vezes é só observar atentamente o outro para perceber que o discurso dele não corresponde ao que seu corpo quer dizer.
O que existe hoje é uma não-preocupação com o gesto, porque somos muito ligados ao verbal, acredita o profissional. Para ele, não há um treinamento específico para compreender mais os sinais emitidos pelo corpo, mas que atentar à questão é o primeiro caminho. “Se você simplesmente prestar mais atenção em você e nos outros, sua percepção começa a aumentar, aumentando seu repertório de gestos”, conta.
O corpo expressa nossas ansiedades, desejos, conquistas. E isso ocorre de forma natural, mesmo que nossas palavras tentem mostrar o contrário! Às vezes não percebemos ou não queremos enxergar, mentimos