Linguagem corporal- importante ferramenta da comunicação
"Um gesto vale mais que mil palavras", esta frase resume bem, do que se trata a linguagem corporal, mas talvez algumas pessoas ainda não tenham se dado conta do quanto ela é verdadeira.
A leitura das atitudes e pensamentos expressos no comportamento das pessoas foi o primeiro sistema de comunicação usado pelo ser humano, muito antes do desenvolvimento da linguagem oral.
A maioria das pessoas acredita que a fala é ainda a nossa principal forma de comunicação. Em termos evolucionários, a fala só passou a fazer parte do nosso repertório de comunicação em tempos recentes, usada fundamentalmente para transmitir fatos e dados. Estima-se que ela tenha se desenvolvido há cerca de 2,5 milhões de anos, tempo durante o qual o nosso cérebro triplicou de tamanho. Antes disso, a linguagem corporal e os sons produzidos pela garganta eram as principais formas de transmissão de emoções e sentimentos humanos- e continuam sendo até hoje, embora a excessiva atenção dada às palavras faça com que sejamos profundamente desinformados a respeito da linguagem do corpo e da importância que ela tem em nossas vidas.
Anúncios GoogleOliver Sacks, em seu livro sobre surdos, comenta sobre como estes, ao assistir um programa de televisão com a presença de políticos, riam da incapacidade de mentir que os corpos tinham. A linguagem corporal era uma grande delatora das mentiras que contavam.
Albert Mehrabian, pioneiro da pesquisa da linguagem corporal na década de 1950, apurou que em toda comunicação interpessoal cerca de 7% da mensagem é verbal, 38% é vocal e 55% é não-verbal.
O antropólogo Ray Birdwhistel, pioneiro do estudo da comunicação não-verbal, constatou que, em média, o