Comunicação administrativas
A Ata é uma transcrição oficial de uma reunião (funciona como um resumo fiel e claro das ocorrências e/ou atos que aconteceram em uma reunião/ação/assembleia).
Nela é possível saber todos os dados relativos a uma reunião. Normalmente é lavrada pelo secretário(a) da sociedade e consta com a data, horário, local, número e nome dos presentes, a ordem do dia, as aprovações e deliberações tomadas durante a reunião. É um documento que prova a realização da reunião e tudo o que aconteceu. Ao ler uma ata é possível saber exatamente o que aconteceu minuciosamente durante o transcorrer da reunião e é possível encontrar o que cada integrante da reunião ficou encarregado em executar.
Sua importância está na preservação da ordem dos acontecimentos e na manutenção viva do passado da instituição. Deve ser lavrada em livro oficial da instituição, denominado LIVRO DE ATAS. Tem que ser assinada por quem a lavrou (redigiu) e pelo presidente.
COMO FAZER
Deve ser redigida sem a utilização de parágrafos. a fim de impedir a introdução de modificações e alterações indevidas;
Não deve apresentar nem rasuras e emendas. Caso ocorra algum erro, deve-se empregar a expressão corretiva “digo”.
Quando as falhas e erros só forem percebidas após a redação da ata, você deve utilizar a expressão em tempo, seguida da correção;
Ex: Em tempo: na décima sétima linha desta ata, onde lê-se “foram escolhidos os representantes”, leia-se “foram escolhidos 2 (dois) representantes”.
É melhor que os números sejam escritos por extenso em parênteses, para que não ocorram dúvidas ou falsificações;
Ex: sortearam-se 3 (três) vagas no curso de capacitação.
Não se usam abreviaturas.
Os verbos devem estar no pretérito perfeito.
A redação da ata obedece a seguinte sequencia:
Dia, mês, ano, hora e local da reunião ou evento;
Nomeação das pessoas presentes, com suas