Comunicaçao
O conceito de comunicação é o intercâmbio de ideias, pensamentos, sentimentos ou objetos entre duas ou mais pessoas e comunicar, significa trocar ideias. Dentro da comunicação existe o papel do emissor, que deverá codificar a informação, transformando em: Comunicação não Verbal com o emissor, codificando a informação e seus pensamentos ou sentimentos em gestos, mímicos e postura do corpo ao seu receptor. Na comunicação verbal, o emissor codifica a informação e seus pensamentos transformados em sons, palavras ou sinais escritos ao receptor e dentro este tipo de comunicações existe a linguagem silenciosa, através de gestos corporais, movimentos dos olhos, sensações de toque de pele, relações espacial, ambiente (local, decoração, cores).
2. TIPOS DE COMUNICAÇÃO
A comunicação varia de acordo com:
Instrumentos utilizados para manter contato com o outro;
As pessoas em processo de comunicação;
Os objetivos em vista.
2.1. INSTRUMENTOS
2.1.1. COMUNICAÇÃO VERBAL – é a mais freqüente, a mais habitual. Utiliza-se a linguagem oral ou escrita para o estabelecimento do contato. Costuma ser o instrumento preferido de comunicação. Envolve ritmo, tom, entonação da voz.
2.1.2. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL – é todo instrumento utilizado na comunicação que não seja a linguagem oral ou representada por sinais gráficos, escrita.
Pertencem a este grupo: gestos, expressões faciais, posturas, silêncios e ausências no interior de certos textos. Vêm carregados de mensagens significativas, mais ainda do que as palavras.
Para serem autênticas, a comunicação verbal e a não-verbal deveriam estar sempre sincronizadas no mesmo indivíduo. Muitas vezes, a comunicação verbal e a não-verbal estão em dissonância, traindo o eu íntimo que o verbal tenta camuflar. Falamos uma coisa, mas estamos expressando outra. A comunicação tende a se tornar fala intelectualizada, quando reduzida exclusivamente à linguagem verbal.
A linguagem apenas não-verbal dificilmente seria inteligível