comunicaçao oral e escrita
Nome do aprendiz: Acsel Junior de oliveira
Turma: RPMANHA
Atividade 1
Exercícios:
1. Preencha as lacunas, optando por uma das formas entre parênteses: a) É impossível fazer mal somente aos outros. (mal, mau) b) Não há mal tão mal de que não resulte algum bem. (mal, mau) c) Ele é um menino malcriado. (malcriado, maucriado). d) ―Me falou que o mal é bom e o bem cruel‖. (mal, mau) e) ―Meu bem, meu mau ‖. (mal, mau) f) ―Esta é a famosa história daquele homem mal. (mal, mau) g) É mais fácil reconhecer um mau-caráter quando ele não se parece com a gente. (mal-caráter, mau- caráter) h) ― Mas de tudo fica um pouco. (mas, mais) i) São Paulo é a cidade que mais cresce no mundo. (mas, mais) j) ―Você não gosta de mim, mas sua filha gosta. (mas, mais) k) Mais vale um pássaro na mão, do que dois voando. (mas, mais) l) Os dois amigos caminhavam a par. (a par, ao par) m) A alta exagerada da libra deixou o câmbio quase ao par. (a par, ao par) n) Ele estava a par dos planos inimigos. (a par, ao par)
o) O governo tomou medidas que vêm ao encontro das reivindicações dos trabalhadores evitando, dessa forma, o movimento grevista. (ao encontro de, de encontro a)
p) O governo tomou medidas que vem de encontro a as reivindicações dos trabalhadores, tornando, desse modo, inevitável o movimento grevista. (ao encontro de, de encontro a)
q) Ele caminhou ao encontro de seu amigo, abraçando-o calorosamente. (ao encontro de, encontro a)
2. Preencha as lacunas, empregando uma das formas entre parênteses (usando o plural quando necessário): a) Há muito deixamos de nos ocupar com coisas tão miúdas. (há, a) b) Daqui a alguns séculos pode ser que a vida seja mais valorizada. (há, a) c) Daqui a pouco vou! (há, a) d) Há muitos anos não a vejo! (há, a) e) Partiríamos dali a alguns dias. (há, a)