Comunicar com sucesso
Porto Editora 2007 Porto
O orador não marcará muitos pontos se surgir com uma aparência muito cuidada mas será seriamente prejudicado se se apresentar com desleixo.
É crucial que o orador saiba o que deve fazer com as mãos e os braços.
Ensaie o seu discurso que lhe foi estipulado. Trata-se de ensaiar para um público e um vento específicos. Precisa de uma assistência imaginária.
Mesmo que não esteja a pensar usar apontamentos, comece os seus ensaios por escrever o máximo de palavras e/ou expressões-chave que precisa para englobar todos os fundamentos. A seguir, reduza os apontamentos para o mínimo de palavras ou expressões-chave para se sentir mais á vontade.
COMUNICAR COM SUCESSO Perry Wood Editora ACTUAL Lisboa 2004
Medo que bloqueia a comunicação
Quando chega ao momento de comunicar com os outros, os nossos medos podem colocar-se no nosso caminho, impedindo-nos de dizer o que pensamos ou sentimos, ou o que tem de ser dito.
Normalmente, o nosso medo em relação à forma como a outra pessoa irá reagir é muito maior do que a sua reação.
Criar Empatia
Ser bom a criar empatia significa saber lidar com as pessoas; compreender, ser autêntico e honesto, estar satisfeito com quem é e não julgar os outros.
Para alimentar a empatia com alguém, evite quaisquer tentativas de parecer maior, melhor, mas impressionante do que realmente é. Este tipo de comportamento tende a afastar os outros em vez de criar empatia.