COMUNICAO
A comunicação constitui a primeira área a ser focalizada na administração de Recursos Humanos, o conceito de comunicação é fortemente influenciado pelas transações entre as pessoas. Os líderes, no entanto, precisam reconhecer a comunicação como algo estratégico na gestão corporativa, onde se agrega valores a produtos e serviços. É através de uma boa comunicação que conseguimos formar uma equipe harmoniosa e motivada. As organizações que reconhecem a comunicação como algo competitivo, constroem sua imagem institucional estreitando um relacionamento ético e de responsabilidade social.
Se a comunicação for bem administrada oferece a qualquer empresa agilidade e clareza. Tudo o que é construído ou destruído, é pela comunicação ou falta dela. A comunicação, portanto, exige credibilidade e comprometimento de ambos, tendo o poder de criar valores e assim, impulsionando-a para o futuro.
CONCLUSÃO
Levando em consideração as mudanças que ocorrem no mercado de trabalho e nas relações empresa e funcionário, as organizações precisam ter estratégias claras, sustentadas por uma gestão participativa. Deve-se criar um laço estreito entre todos os níveis de relacionamento, tanto interno como externo, do quadro funcional até os clientes e fornecedores. A competitividade do século XXI traz um desafio para as organizações que buscam o aumento da sua participação no mercado através da qualificação dos seus profissionais. Estar atento aos benefícios de treinar e desenvolver os funcionários é um papel definitivo na área de gestão de pessoas, a qual deve proporcionar as melhores práticas de aprendizagem aos seus colaboradores. Um Planejamento de Carreira corporativo consiste numa estruturação organizacional que possibilita aos colaboradores evoluir e galgar novos cargos e posições na empresa.
Administrar pessoas é uma responsabilidade administrativa e gerencial seja qual for a área funcional escolhida, o administrador precisa necessariamente ganhar uma visão sobre como lidar