comunicacao e expresso
Começar uma apresentação fazendo piada pode ser um tiro no pé. Porque, se não tem graça e as pessoas não dão risada, a pessoa vai ficar desestabilizada. O ideal é inserir passagens bem humoradas ao longo da apresentação, principalmente depois de tratar de conceitos pesados e mais técnicos. Dá uma arejada na apresentação. Ironia fina, brincadeiras subentendidas demonstram preparo, sagacidade e uma percepção de que se trata de um público mais bem preparado capaz de entender este tipo de humor. (...)
Não grite, mas não fale baixo. “Falar mais alto demonstra envolvimento”. Evite vícios de linguagem como “né”, “tá” “ tipo”, “na verdade”. “Isto irrita a plateia”, diz Polito. http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/11-taticas-dos-oradores-de-sucesso-para-apresentacoes?page=3 De acordo com o texto,
a.
Uma boa apresentação precisa conter elementos que prendam a atenção do público, mas antes é importante que o enunciador seja descontraído. Como demonstração disso, é indispensável que ele inicie com uma piada, pois a plateia irá interagir melhor com o enunciador.
b.
Polito afirma que inserir um tom de bom humor pode dar à apresentação um ar mais descontraído, mas tudo com parcimônia, para provocar humor no público sem desvalorizar ou desfocar a apresentação. Alerta também para que o enunciador tome cuidado com a linguagem utilizada.
c.
O humor deve ser evitado em qualquer tipo de apresentação, por torná-la ofensiva. Segundo Polito, vícios de linguagem fazem a apresentação perder a credibilidade, e a falta de seriedade pode fazer os espectadores perderem o interesse.
d.
Em uma apresentação oral, o mais importante é o tom de voz. Segundo Polito, o enunciador deve falar o mais alto possível para prender a atenção dos espectadores e, ao mesmo tempo, passar credibilidade sobre o conteúdo a ser apresentado.
e.
Para haver maior descontração, é importante que o enunciador inicie com uma piada, assim conseguirá prender a