Informação sobre Vila Nova de Poiares
Caracterização quanto a/ao:
- Relevo:
Vila Nova de Poiares tem um relevo irregular.
Esta situa-se numa bacia rodeada de serras. É um concelho com paisagem e lagos horizontes e belezas raras de envolvência.
- Geologia:
Este concelho é caracterizado por ter duas variantes: um solo fértil para cultivo, ou seja, para produzir agricultura, pois está ao pé de água e é predominante de areia escura.
A outra é um solo que não tem tanta probabilidade de sair uma agricultura boa, pois são solos mais secos, não tem tanta água, porque estão mais para o interior
- Hidrografia:
Vila Nova de Poiares tem dois rios e uma ribeira a passarem no meio do concelho.
Os rios que passam por aqui são o rio Mondego e o rio Alva.
A ribeira tem de seu nome: Ribeira de Poiares.
- Flora:
- A flora predominante é constituída em termos de estrato arbóreo por:
- Pinheiro Bravo; - Pinheiro Manso; - Carvalho; - Carvalho negral; - Tojo; - Eucalipto; - Sobreiro; - Carqueja; - Medronheiros; - Acácias (Mimosas).
- Nos últimos anos temos assistido ao domínio do Eucalipto sobre o Pinheiro, provavelmente relacionado com a ocorrência de incêndios, ou então pelo simples facto do abandono de antigos povoamentos de Pinheiro Bravo, onde se desenvolveu por regeneração natural o Eucalipto à proximidade física da espécie.
- Fauna:
- A fauna é sobretudo constituída pelo (a) / por:
- Coelho Bravo; - Lebre; - Raposa; - Javali; - Gavião; - Barbo; - Carpa; - Escalo; - Sável; - Lampreia; - Enguia; - Truta do rio; - Perdiz; - Algumas espécies de aves de rapina como águia de asa redonda.
Património construído
- Capela de Nossa Senhora das Necessidades
- Capela de Santo António (São Miguel de Poiares)
- Igreja Matriz de Santa Maria da Arrifana
- Igreja Matriz de São José