Comunicacao de massa "ensaio"
1.Thiago Maciel Morais
2.Valéria
1. INTRODUÇÃO
A comunicação de massa pode ser caracterizada por um meio que passa suas informações á uma quantidade relevante de receptores, partindo de um único emissor. Os mais comuns de serem identificados são: jornais, rádios, televisão, cinema e atualmente internet, compondo um grupo conhecido como mídia.
Segundo Almeida (2007) esta mídia integra a vida em sociedade, tornando impossível o desenvolvimento de determinada localidade sem a presença deste tipo de meio de comunicação.
Devendo haver um certo estudo adequado sobre isso, pois como afirma Del Masso (2007) o grande trunfo desta mídia de massa é que tanto os responsáveis pelas suas informações veiculadas quanto os receptores da informação assimilada, geralmente, não reconhecem o disfarce das intenções contidas nas mensagens. E há o fator de podere domínio incluso neste processo.
Onde ainda para Shinkai (2011) a mídia tem sido responsável pelo fluxo de informações em nossa sociedade, e assim influencia de maneira abrangente a formação da opinião pública, seja favorável ou desfavorável á algum tema em questão. Desta forma, deixa-se subentendido que nossas opiniões podem ser direcionadas e até manipuladas ficando comprovada a ideia de que somos condicionados sobre o que pensar. E portanto, é preciso discernimento de escolha sobre o que se obtém como informação.
Logo, a comunicação de massa abrange discussões a respeito da maneira que é utilizada pelo sistema midiático, divergindo opiniões sobre a sua influência no ambiente em que é inserida e a proporção positiva ou negativa que suas informações atingem seu receptor.
A pesquisa busca explorar assim, essa divergência criada através de uma diferenciada gama de opiniões sobre o assunto, onde por estas discussões literárias, procura-se compreender o quão importante se torna a análise sobre a comunicação social no nosso dia-a-dia e principalmente, no que se trata a comunicação de massa que