Comunica Ao E Expressao Paragrafo Padrao
Turma: D6
Alunos: Caio Santiago Pacheco Fernanda Tinoco Pimenta João Victor Sant’Ana Pedrosa Johnnathan Kennedy
Universidade do Estado do Amazonas-UEA
Escola Superior de Tecnologia-EST
INÍCIO DE PARÁGRAFO
Garcia, em seu livro “Comunicação em prosa moderna” propõe, com base naquilo que chamamos de parágrafo padrão, uma série de inícios de parágrafos que ele denomina de tópicos frasais. Iremos utilizar a expressão tópico de parágrafo, uma vez que existem termos colocados em inícios de sentenças, que se chamam tópicos de frase ou tópicos frasais.
1.Declaração Inicial: Afirma-se ou nega-se algo de início para, em seguida, justificar-se e comprovar-se a assertiva com exemplos, comparações, testemunhos de autores, etc. Vamos a um exemplo:
“O aquecimento global e as consequentes catástrofes climáticas tem gerado preocupação não só entre cientistas, mas também entre cidadãos comuns.”
2.Alusão Histórica: Trata-se de iniciar um parágrafo, fazendo alusão a um fato acontecido, real ou fictício. Temos, assim, a presença da narração. Vamos a um exemplo:
“Construído na época áurea da extração da borracha, o Teatro Amazonas é um dos mais importantes patrimônios históricos de Manaus.”
3.Interrogação: Elaborar a frase-núcleo sob a forma de uma interrogação, embora represente uma estratégia comum de se iniciar um parágrafo, tem sempre um sabor especial. Afinal, dependendo do assunto a da criatividade com que a pergunta é feita, quem não se vê preso à curiosidade de ir em busca da resposta nas frases seguintes que compõem o texto. Exemplo: “É com uma reforma política que o Brasil acabará com a corrupção?”
4.Omissao de dados identificadores: Manter o leitor em suspense durante algum tempo, omitindo-lhe inicialmente informações que possam denunciar o verdadeiro objetivo com que o autor está produzindo o texto. Nisso consiste elaborar a frase-núcleo valendo-se da omissão de dados