Comuna de Paris
Influenciada por ideais anarquistas e socialistas, a Comuna de Paris durou exatamente 72 dias. Porém tal movimento é de extrema importância no mundo todo por representar a primeira tentativa de uma implementação efetiva da tomada de poder por parte do proletariado moderno, além disso, a primeira experiência de governo democratico socialista.
O movimento da início também ao Terceiro Império Frances, terminando assim com a ditadura implantada por Napoleão III. Seu governo foi ditador com um controle fortíssimo do Estado. Napoleão deu início à uma guerra contra a Prussia com a intenção de evitar a união entre os Esatados germânicos, perdendo as regiões da Alsácia e de Lorena para a Alemanha após o Tratado de Franksfurt, em 1871.
No mesmo ano a Assembléia Nacional elegeu Adolphe Tgiers como líder do poder executivo francês. Entretando o mesmo era impopular e tinha medo de revoltas, por isso tentou desarmar a população, sem sucesso. Em março de 1871, após ser precionado por revolucionários anarquistas e marxistas, Adolphe cedeu o poder e o entregou à cidade de Versalhes. Após os revolucionários conseguirem o que era esperado, implantaram um governo verdadeiramente socialista pópular.
Suas medidas de maior destaque são: Igualdade entre sexos em forma jurídica; Abolição de trabalho noturno; extinção de exército; criação de mílícias populares; eleições para cargos públicos e etc… A Comuna aconteceu pela vontade de liberdade do povo parisiense que acabara de sair de um regime ditadorial e estava entrando em um novo sistema de governo impopular, causando uma explosão em busca de liberdade e democracia buscando a melhoria na qualidade de vida de massas operrárias e dando-lhes poder no governo.
Para ser reprimida a Comuna e reestabilizada a