Computação quantica
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo da potência de átomos e moléculas para realizar funções de memória e processamento. Os computadores quânticos têm potencial para realizar cálculos bilhões de vezes mais rápido que qualquer computador atual que são baseados em silício.
Num processador quântico, temos átomos ao invés de transístores. Ao invés de bits temos bits quânticos, ou qubits. Os computadores quânticos podem ser implementados, o mais desenvolvido atualmente trabalha com apenas 16 qubits de informação.
O que é
Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica.
Nos computadores eletrônicos atuais, o bit está sempre em um de dois estados possíveis. É por isto que se convencionou dizer que o bit pode ser 0 ou 1. Mas com o entrelaçamento de partículas, um bit quântico, ou qubit, poderá ter não apenas seu valor individual, mas também poderá ter infinitos valores de seus estados entrelaçados com cada um dos outros qubits.
Na mecânica quântica, é possível que uma partícula esteja em dois ou mais estados ao mesmo tempo. Um qubit pode conter um "1", um "0" ou uma sobreposição destes, ou seja, pode conter tanto um "1" como um "0" ao mesmo tempo.
A principal vantagem desses computadores é a possibilidade de resolver rapidamente problemas que na computação clássica levariam muito tempo, como exemplo, a fatoração em primos de números naturais ou até mesmo quebra dos sistemas de criptografia usados atualmente tais como o DES, 3DES, AES. Entretanto, o computador quântico oferece um novo esquema de canal mais seguro, denominado Criptografia Quântica.
História
1999 - No MIT foram construídos os primeiros computadores quânticos baseados em montagem térmica. O computador é , na verdade, uma única molécula pequena, que armazena qubits na rotação (spin) de seus prótons e nêutrons. Trilhões e trilhões destas moléculas podem flutuar em um copo da água. O copo