Computação em núvem
Neste artigo será apresentado um breve resumo sobre computação em nuvem e serão catalogadas algumas das principais tecnologias relacionadas. Ao final do estudo analisaremos um pequeno exemplo fictício da utilização de algumas das tecnologias citadas.
Em que situação o tema é útil
Este artigo apresenta algumas das principais tecnologias para auxiliar no desenvolvimento de sistemas e o gerenciamento de infraestruturas baseados em nuvem.
Este tema é útil para gerentes/arquitetos de software e a indústria de software em geral que desejam migrar para soluções em nuvem ou obter conhecimentos sobre um dos temas mais atuais no setor de TI em todo o mundo.
Computação em nuvem permite o uso computacional (processamento, armazenamento, serviços, etc.) com recursos compartilhados de forma remota, por meio da internet ou redes locais. Esses recursos são definidos a partir de um painel de controle onde o usuário pode configurar serviços de acordo com a necessidade de uso e sem nenhuma intervenção de um especialista com o servidor. Em geral, o usuário só pagará pelos recursos e serviços utilizados, possibilitando um melhor controle sobre os gastos.
A computação em nuvem é a evolução de uma variedade de tecnologias. Tecnologias como grid computing (modelo de rede de computadores onde os recursos de cada computador são compartilhados com todos os outros computadores no sistema), virtualização (o processo de executar vários sistemas operacionais em um único equipamento) e utility computing (modelo de disponibilização de serviços computacionais no qual um provedor de serviços disponibiliza recursos computacionais e infraestrutura necessários para um cliente e o cobra baseado no uso) podem facilmente ser confundidas com computação em nuvem.
É possível diferenciar computação em nuvem de outras tecnologias observando o modelo proposto pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), que é composto por cinco