Computação em nuvens
Disciplina: Instalação e Configuração de Sistemas Operacionais Professor: André Luiz Nunes Sousa Aluno: Ailson Corcino de Carvalho Matricula: 201360757 Turma: TRC 1AN Turno: Noturno
Brasília 2013
Computação em Nuvens
A computação em nuvens possibilita o usuário no acesso de arquivos e na possibilidade de executar diferentes tarefas pela internet. Isto é, o usuário não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para atender as suas necessidades, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.
Conclui-se que o conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet seguido seguindo o princípio da computação em grade.
O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet (a "grande nuvem" de computadores) sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
A computação em nuvem é dividida em sete tipos:
IaaS - Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma percentagem de um servidor, geralmente com configuração